segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rapper Gog: “O Estado tem a mão que aperta o gatilho”


Na Cúpula dos Povos na Rio+20, o rapper fala sobre o desenvolvimento sustentável na periferia, onde a luta é pela sobrevivência

Por Adriana Delorenzo [17.06.2012 14h25] Foto Júnior Aragão

Conflitos por moradia estão aumentando no Brasil




Raquel Rolnik, professora da FAU-USP e relatora especial da ONU p/ o direito
 à moradia, prevê que os conflitos em torno da apropriação do território estão
crescendo e devem aumentar.
Para ela, as conquistas no campo dos direitos são minadas e desconstituídas pela
predominância da máquina de crescimento econômico
por Luís Brasilino

Tendências conservadoras


por Silvio Caccia Bava*
    Hoje, no Brasil, não há oposição a este governo. Nem de esquerda nem de direita. Ao contrário, uma grande maioria considera este o melhor governo de todos. O segredo é que Dilma conquistou o apoio da classe média, e Lula e as políticas sociais têm mantido a popularidade da presidente nos setores populares.

Os conglomerados e a cultura enlatada




     Os processos de desregulamentação, transnacionalização e oligopolização das últimas quatro décadas foram cruciais para o desenvolvimento dos conglomerados de comunicação. O fenômeno da globalização, na contramão das afirmações dos pesquisadores mais otimistas, não é uma questão resolvida nos planos da comunicação e da cultura. Ao contrário, encontra-se em plena ascensão, a partir dos novos modelos de negócio que fomentam ambientes de poucas companhias mundiais difundindo cultura para amplas audiências. Mas o atual momento apenas foi possível a partir de movimentos fundamentais, tais como a privatização, que implica a transferência de ativos detidos pelos setores públicos para investidores privados e a conversão de organizações públicas em companhias privadas; a liberalização, a partir da permissão da entrada de novas operadoras nos mercados, anteriormente monopólios ou dominados por mais de um operador; e a comercialização, que constitui no o alargamento da esfera do mercado da cultura e da comunicação.