sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Um velho fantasma assusta a América Latina

Na última quinta-feira, 30 de Setembro, na cidade de Quito, Capital do Equador, aconteceu o que poderíamos chamar de ensaio de golpe de Estado. Um grupo de policiais que estavam insatisfeitos com alguns cortes que o atual governo irá realizar no plano de cargo e carreira.
O Presidente Rafael Correa se dirigiu até os manifestantes e foi agredido verbal e fisicamente com ataques de bombas de gás lacrimogêneo, o que levou o Presidente e sua esposa a serem hospitalizados. O que aumentou o tensionamento foi o fato do hospital ficar cercado e a população ter se mobilizando com medo de um golpe de Estado a ser realizado com o assassinato de Rafael Correia.
O aeroporto da Capital, Quito, foi fechado e o Exército foi fazer a proteção do Presidente, que em entrevista a rádio pública do Equador disse que: “Estão me dizendo que o hospital está cercado, que estão revistando ambulâncias que saem e chegam, e que ninguém poderia sair nem entrar. Se isso for verdade, seria o sequestro do presidente da república, o que seria algo extremamente grave. Seria traição à pátria”(sic).
Rafael Correa decretou Estado de Exceção no Equador até a próxima semana, segundo suspeitas do Presidente, estariam articulando um golpe de Estado, pois não conseguem derrotá-lo eleitoralmente.
Estamos aguardando de forma solidária a resolução dessa crise, e que a democracia continue em nossa America Latina, pois o fantasma das ditaduras não pode retornar para impedir o povo de avançar nas suas lutas por mudanças e justiça social.

Um comentário:

  1. "O som do Silêncio" ...
    Mto massa ...
    Materiais em geral sper interessant ...

    Emerson Pereira
    @mersinhopereira

    ResponderExcluir