Os 140 anos da Comuna de Paris foram comemorados no auditório do Sindipetro-RJ, na terça-feira (22), com debate seguido de coquetel.
Considerada a experiência revolucionária mais importante do século 19, a revolução política parisiense teve 600 barricadas populares durante 72 dias (18 de março a 28 de maio de 1871), deixando milhares de mortos, presos, torturados e exilados (sendo que 40 mil degradados para a Guiana Francesa), que lutaram por uma sociedade mais igualitária. Entre as reformas conquistadas na luta estavam o fim do trabalho noturno, a ocupação de residências vazias, redução da jornada de trabalho, reabertura dos sindicatos, igualdade entre os sexos, fim da pena de morte e o fim da subvenção da Igreja pelo Estado.
Participaram do debate os diretores do Sindipetro-RJ Francisco Soriano e Tânia Lisboa, a professora Zuleide Farias, da direção nacional do Partido Comunista Brasileiro e presidente da Fundação José Martí, Marcos Villela do Nascimento, do Centro Cultural Manoel Lisboa e Luís Falcão, presidente do Jornal A Verdade.
Fonte: Imprensa Sindipetro-RJ (Jornal Surgente 1194-I de 24 DE MARÇO/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário