sábado, 12 de junho de 2010

Quando o mundo esta ao avesso




Antonio Alves da Silva Junior*




Muitas vezes me pergunto o que será o certo num mundo onde o erro é o que predomina? Isso pode parecer simples, porém é um dos nossos maiores problemas, e posso colocar alguns exemplos simples que irão fustigar a consciência dos seres humanos que tem acesso aos meus questionamentos.
Se a Terra é um espaço finito, com uma quantidade limitada de recursos naturais e de espécies de vida animal e vegetal sobrevivendo em meio à selvagem fome de lucro de algumas poucas corporações. Porque não se tem uma atitude seria contra os que abusam do poder econômico e político para saquear ainda mais a mãe terra e colocar em prática novas formas de sobreviver sem colocar em risco a própria existência humana?
Porque só 5% da água existente no mundo é potável e grande parte dessas reservas naturais já estão sendo apropriadas pelas indústrias que ao mesmo tempo são responsáveis pela poluição do planeta?
O que fazemos trabalhando mais de 40 horas semanais, sendo explorados e massacrados, recebendo um salário injusto, enquanto alguém enriquece sem produzir nada e ainda se apropria da riqueza gerada com o nosso trabalho só porque é o dono dos meios de produção?
Porque as máquinas foram desenvolvidas para diminuir a necessidade de esforço humano, garantir a maior produtividade e lucratividade, e os seres humanos mudaram de posição? Pois agora são as máquinas que controlam a vida da humanidade, e não mais os humanos que controlam as máquinas?
O que é a liberdade de expressão em um país onde cinco empresas-famílias são donas dos meios de comunicação e a população comum pode ter liberdade de ouvir, mais nunca a de questionar?
Porque será que a fome ainda existe? Se já sabemos que produzimos alimentos que dariam para saciar as necessidades básicas da humanidade, e ainda permiti-se que crianças morram de fome no mundo?
Essas são só algumas questões que podem trazer descobertas fantásticas do nosso mundo que está ao avesso, pois somos ensinados a odiar e não a amar. A acumular e não a dividir. A humilhar e não a solidarizar. Infelizmente estamos vivendo em um mundo onde para se ser pessimista, temos que esperar que as coisas melhorem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário