segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vozes do mundo dizem não à usina de Belo Monte


Um ato mundial contra a construção da usina hidrelétrica Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, será realizado por ativistas neste sábado (20) e na próxima segunda-feira (22). Pelos menos 16 países e 10 capitais brasileiras realizarão manifestações.







Este é o primeiro ato organizado mundialmente contra Belo Monte. O objetivo é chamar a atenção dos governos e da sociedade mundial para os impactos causados pela hidrelétrica, que alagará 500 quilômetros quadrados de área da floresta amazônica.
As manifestações também pedem respeito à vida dos indígenas da região ameaçada. A construção dos atos é descentralizada e parte da iniciativa individual dos ativistas, conforme explica um dos organizadores da manifestação de São Paulo, Marco Antonio Morgado.
O integrante do Movimento Brasil pela Vida nas Florestas explica que são contra a construção da hidrelétrica por “favorecer o lucro de algumas empresas em detrimento da justiça social e da qualidade ambiental e ecológica”.
Protestos estão confirmados na Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Portugal, México, Inglaterra, Holanda, Escócia, Taiwan, Turquia e País de Gales. A maioria das manifestações ocorrerá em frente à embaixada brasileira desses países.
No Brasil, haverá manifestações em Brasília, Belém, Fortaleza, Florianópolis, João Pessoa, Salvador, Santarém, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. (pulsar/brasildefato)


Nenhum comentário:

Postar um comentário